Entidades apresentam propostas para Reforma Política

Estas propostas e reflexões compõem o documento que é resultado dos debates realizados durante o Fórum Social Temático (FST) da Reforma Política – pela democratização do poder.

A etapa centralizada do Fórum Social Temático (FST) da Reforma Política – pela democratização do poder – foi realizada durante os dias 3, 4 e 5 de julho, em São Paulo. O evento contou a participação de mais de 50 organizações e movimentos sociais, e teve como objetivos dar continuidade e ampliar o debate sobre reforma política com participação popular, além de aprofundar as discussões e pensar soluções conjuntas e ações concretas para a democratização do poder.

As discussões foram realizadas dentro de 10 oficinas baseadas em eixos temáticos, são eles: Sistema eleitoral e financiamento empresarial de campanha; (Sub) representação e igualdade na política; Democracia direta e participativa; Constituinte Exclusiva; Sistema político e democratização do poder; Democratização do Judiciário; Democratização dos meios de comunicação; Combate à corrupção; Desmilitarização da política e descriminalização dos movimentos sociais e Transparência, controle social e democratização do Estado.

Cada oficina foi facilitada por organizações e movimentos sociais que assumiram o desafio de acompanhar estes debates. Nas oficinas foram propostas ações e reflexões visando o exercício e fortalecimento da democracia, bem como ideias para a criação de ferramentas, ações e dispositivos para uma Reforma Política real. Ao final de cada discussão, nas oficinas, foi realizada uma plenária de convergência, reunindo pontos em comum dentre todos os eixos e ações.

Após o trabalho de junção e análise destas propostas, foi desenvolvido um documento com a listagem de todas as propostas levantadas no FST, lembrando que este conteúdo não é necessariamente propostas de consenso entre todos os participantes do FST, mas são ideias, ações e reflexões que surgiram durante o Fórum.

A partir de agora as organizações e movimentos envolvidos com o processo do Fórum trabalham para viabilizar as ações levantadas no encontro. Acompanhe as reuniões de desdobramento do processo do FST pelo site: http://forumsocialreformapolitica.org.br

Clique aqui e acesse o documento na íntegra.

Saiba mais sobre o Fórum Social Temático (FST) da Reforma Política – pela democratização do poder

Leia também: População discutiu Reforma Política durante Fórum em São Paulo